Envelhecimento: como é esse processo

O envelhecimento da pele é um processo progressivo que pode ser prevenido e tratado. Saiba como!

Envelhecimento é um processo que pode ser prevenido

Existem dois tipos de pacientes que procuram a clínica para melhorar o processo de envelhecimento e também para embelezamento. 

 

O primeiro tipo é aquele paciente mais jovem, que não tem alterações do processo de envelhecimento no rosto, mas no qual pequenas alterações que a gente fizer vão deixá-lo mais bonito. 

 

Isso com certeza vai fazer com que o processo de envelhecimento dele seja melhor. 

 

Já o segundo tipo é aquele paciente que já tem alterações do processo de envelhecimento e já tem alguma queixa mais específica também. 

 

O processo de envelhecimento é dinâmico. Ele ocorre a partir dos 25 anos e a partir dos 30 anos a cada ano 1% a menos de colágeno é produzido. 

 

Colágeno é a proteína que sustenta a nossa pele.  

 

Se o paciente envelhecer naturalmente, sem nenhuma intervenção, com 40 anos ele já produz menos 10% de colágeno por ano e isso não é pouco, já bastante impactante. 



Sinais do envelhecimento 

 

O que acontece com o paciente para ele perceber que está envelhecendo? 

 

A primeira alteração importante é um processo de reabsorção óssea e esse processo acontece nas áreas mais importantes para a sustentação da face. 

 

Além disso há uma diminuição, um deslocamento dos compartimentos superficiais de gordura, o paciente vai perdendo volume. 

 

Então reabsorção óssea, perda de volume, atrofia da pele, diminuição da contração da sustentação da fáscia muscular são todas essas alterações que fazem com que a nossa face perca a estrutura. 

 

Então o paciente tem aquela sensação de estar derretendo, de que sua face está derretendo porque ele está realmente perdendo a estrutura. 

 

Ele olha seu rosto em repouso, sem sorrir, e percebe que está com uma aparência de zangado, de chateado, de cansado, de envelhecido. 

 

Essas alterações que acabei de mencionar acontecem em todos os pacientes, mas de uma maneira diferente. 

 

Fatores que contribuem para o envelhecimento 

 

Vários fatores alteram o seu processo de envelhecimento: o fator genético (como seus pais envelheceram), o fator ambiental que é muito importante, principalmente a história de exposição solar a sua vida toda. 

 

Também se você fuma, se você tem uma vida muito estressante, se a sua alimentação é mais saudável, se você dorme bem, o quanto de exercício que você faz. 

 

Se você faz exercício muitos extenuantes, exagera em exercício físico, acaba acelerando o seu processo de envelhecimento. 

 

Todos esses fatores impactam muito a maneira como você vai envelhecer. 

 

Então o fundamental, o mais importante para que o paciente tenha um resultado satisfatório com relação à queixa dele é fazer uma avaliação correta e começar o tratamento exatamente focando na alteração que mais altera o processo de envelhecimento dele. 

Compartilhar:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Fechar Menu