Lábios: como rejuvenescer essa área?

Os lábios e a área ao redor deles também envelhecem. Saiba como tratar e rejuvenescer essa área.

Lábios: queixas sobre esta região podem ser tratadas

Os lábios e a área em torno deles podem ser rejuvenescidos. Esse assunto que interessa muito principalmente as mulheres e é o tema de hoje.

Rugas tipo código de barras, diminuição de volume, assimetria, hidratação são algumas queixas sobre essa região. 

 

E para falar de rejuvenescimento de lábios eu vou dividir os pacientes que procuram esse procedimento em três grupos. 

 

O primeiro é o paciente mais jovem que tem os lábios finos. 

 

O segundo grupo é dos pacientes que começam a perceber o processo de envelhecimento nessa área, principalmente ao falar. Eles vêem a formação de sombras e de linhas que, no futuro, serão rugas. 

 

O terceiro tipo de paciente é aquele que já está bastante envelhecido nessa área e que mesmo sem fazer nenhum tipo de contração ou de mímica ou mesmo sem falar, em repouso, ele paciente já percebe as rugas ao redor dos lábios e um volume bem diminuído.  



Paciente jovem 

 

Esse paciente mais jovem pode ser aquele que geneticamente já tem os lábios mais finos e percebe que esse volume não está equilibrado com o restante do rosto ou que tem um volume bom, mas pensa que ele pode aumentar um pouquinho e ficar mais bonito. 

 

Outra situação é a de corrigir uma assimetria, um detalhe que dá bastante beleza para o paciente. 

 

Então quando esse tipo de paciente chega aqui na clínica, o mais importante é avaliar a face e as proporções do rosto para saber se um lábio mais carnudo, com mais volume deixaria esse paciente mais bonito.  

 

Além disso existem proporções que fazem um lábio ser mais bonito do que outro e isso a gente deve respeitar em todos os tratamentos no lábio. 

 

Esse primeiro paciente vai ter indicação de preencher e, o resultado ficando bom, deixando ele mais bonito, o ideal é a gente tentar manter esse resultado, fazendo uma revisão anual. 

 

Isso vai favorecer muito o processo de envelhecimento dessa área, já que o ácido hialurônico não só é um produto que dá estrutura para o lábio e para pele, mas também faz um estímulo de colágeno que é importante. 



Hidratação

 

O segundo paciente é aquele que tem um bom volume, mas percebe existem algumas alterações, como essa formação de sombra ao redor dos lábios ou até mesmo ele percebe que o lábio está mais ressecado, que as linhas dos lábios estão mais pronunciadas, mais evidentes. 

 

Para esse de paciente pode ser indicado o tratamento de prevenção ao redor dos lábios ou de hidratação com skinbooster. 

 

A gente aplica o ácido hialurônico não com o objetivo de preencher, mas de fazer estímulo de colágeno, o que dá mais estrutura para essa pele, para ela ficar mais resistente à formação da ruga. 

 

Então para esse tipo de paciente o preenchimento pode ser uma opção para deixar o lábio dele mais bonito e mais hidratado ou apenas a técnica do skinbooster. 



Envelhecimento da área dos lábios 

 

O terceiro tipo de paciente está com essa área bastante envelhecida e a gente tem que examinar todo o contexto nesse caso. 

 

Quantas vezes chega uma paciente aqui na clínica com o rosto todo envelhecido, muito fotoenvelhecido e o objetivo dela não é tratar a pele, é apenas deixar o lábio bem jovem, sem nenhuma ruga. 

 

Nesse caso, se a gente mantiver a ordem de tratamento que o paciente está pedindo, de tratar o lábio antes de tratar o rosto todo, mesmo que o lábio fique natural, ele não vai ficar dentro de um contexto. 

 

Ele vai chamar mais a atenção para o lado negativo, porque a gente vai perceber que o preenchimento ou um procedimento foi realizado nessa área. 

 

Então para esse tipo de paciente a gente pode lançar mão do preenchimento com ácido hialurônico sim, mas tratar toda a pele, principalmente ao redor do lábio, é muito importante. 

 

A gente pode lançar mão de tratamentos com laser ablativo, microagulhamento com radiofrequência e ultrassom microfocado. 

 

Muitas vezes, dependendo do grau de envelhecimento, a gente tem que associar várias técnicas para proporcionar um resultado satisfatório e natural. 



Envelhecimento dos lábios 

 

Então existem três fatores que são determinantes para o processo de envelhecimento dos lábios. 

 

O primeiro fator é o tamanho, o volume natural dos lábios. 

 

Pacientes com lábios mais finos tendem a envelhecer mais rápido nessas áreas porque têm menos volume, menos estrutura. 

 

Além disso a exposição solar é sempre um fator primordial, decisivo para o envelhecimento da pele, para a formação dessas rugas ao redor dos lábios, mesmos em pacientes com os lábios mais carnudos. 

 

Paciente que se dispuseram muito à radiação ultravioleta tendem a ter essas rugas periorais muito mais pronunciadas. 

 

O hábito de fumar é muito importante. O paciente que o dia inteiro durante anos faz a contração dessa musculatura dos lábios provavelmente em menos tempo, mesmo em repouso, já vai ter rugas estáticas, mesmo sem fazer nenhuma mímica essa ruga vai marcar com mais profundidade a pele ao redor do lábio. 

 

Compartilhar:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Fechar Menu