Quem tem melasma deve usar protetor solar diariamente
Todo mundo já ouviu os dermatologistas falarem que é necessário utilizar protetor solar todos os dias e não só quando vai à praia ou piscina, mas para quem tem melasma essa recomendação é ainda mais contundente.
O melasma é caracterizado por manchas escuras no rosto, mas que também podem surgir no pescoço, no colo e até nos braços.
É uma doença multifatorial e entre as causas estão:
- alterações hormonais da gestação;
- uso de anticoncepcional;
- alta exposição solar sem proteção.
Quem tem melasma, sabe como é difícil manter as manchas sob controle e também clareá-las. E não apenas o sol é um gatilho para sua piora, como o calor também.
Mas qual é o protetor solar ideal para um paciente que tem melasma?
Essa é uma dúvida frequente dos pacientes, afinal existem inúmeros tipos e marcas no mercado, com os mais variados graus de proteção.
Então, a primeira dica é: escolha um filtro solar com FPS alto, de no mínimo 50.
O PPD, que é a proteção contra radiação UVA, também deve ser alto, de no mínimo 25.
Além disso, o filtro solar deve ser físico, ou seja, conter minerais que formam uma barreira na pele, o que faz com que ele reflita a radiação ultravioleta, tornando o filtro mais resistente à transpiração e à água.
Da mesma forma, é fundamental que o protetor tenha cor, para proteger a pele da luz visível, tanto a presente na radiação solar, quanto aquela emitida por equipamentos eletrônicos como celular, tablet, computador e TV.
Se o filtro solar for líquido, a quantidade ideal a ser aplicada no rosto é equivalente a 1 colher de sopa.
Por fim, o filtro solar deve ser aplicado diariamente pela manhã, inclusive em dias nublados e quando você não for se expor ao sol na praia ou piscina, por exemplo. E lembre-se de reaplicar a cada duas horas ou quando transpirar muito.