Melasma: cuidados e tratamentos

O melasma é uma doença que não tem cura e é caracterizada por manchas escuras na pele. Saiba como manter a doença sob controle.

Melasma: proteção solar é fundamental

Você tem melasma? E você sabe exatamente como escolher o filtro ideal para aplicar todo dia no seu rosto?

Hoje eu vou dar várias dicas para você que tem melasma, uma doença que não tem cura e impacta muito autoestima das pessoas que tem esse problema.

Melasma é uma desordem de pigmentação, uma mancha, geralmente bilateral.

Causas do melasma

O que há de comum a todos os pacientes têm melasma são três fatores: genética, histórico e hormonal.

O fator genético indica que os pacientes têm alguém na família que tem melasma, um irmão ou mãe, por exemplo.

O histórico de exposição à radiação ultravioleta indica que todo mundo que tem melasma já pegou muito sol.

E além disso tem o fator hormonal, que é muito importante, tanto que 90% dos pacientes que têm melasma são mulheres, por causa do estrogênio, que favorece a hiperpigmentação.

Geralmente esses pacientes percebem que surgiu uma mancha no rosto e não conseguem mais camuflar com maquiagem, com corretivo e isso começa a impactar muito em relação à sua segurança, à sua autoconfiança.

Ele pensa que todo mundo está olhando somente para o melasma.

Disciplina nos cuidados

Essa é uma doença muito traiçoeira. Se você não tiver disciplina, não tiver consciência de como tratar o seu melasma todos os dias, ele piora.

Quantos pacientes fazem tratamento, a gente consegue clarear, porque o melasma não tem cura, e aí ele descuida um pouquinho, vai para a praia e quando volta o melasma piorou.

Muitas vezes essa piora é suficiente para fazer o paciente desistir do tratamento.

Então ele volta 1 ano, 2 anos depois e a gente compra nas fotos como houve uma piora importante.

Os tratamentos na clínica dependem muito do tipo de pele do paciente, da inflamação que está acontecendo e vários tratamentos, quando mal indicados, inclusive podem piorar o melasma.

Cuidados diários em casa

Agora eu vou dar dicas do que que seria o básico para você fazer em casa.

Como é uma doença crônica, causada principalmente pela exposição à radiação ultravioleta, o principal tratamento, o principal remédio é o uso do filtro solar.

Agora, como escolher esse filtro também é fundamental.

O ideal é que o filtro tenha um fator de proteção FPS no mínimo 50, que é um índice de proteção para radiação UVB, que causa o câncer de pele, a queimadura e as manchas.

Outro fator extremamente importante é o índice de proteção à radiação UVA, que é o que a gente chama de PPD.

Essa radiação é mais profunda e causa também hiperpigmentação e câncer de pele, mas principalmente a hiperpigmentação.

Então use filtro com fator de proteção no mínimo 50 com PPD acima de 20.

Além disso o ideal é que esse filtro solar tenha cor, porque esse pigmento confere uma proteção a mais, faz a proteção contra a luz visível, que é essa luz a que todos nós estamos dispostos no dia a dia.

Mesmo um paciente que trabalha o dia inteiro em local fechado tem indicação de usar o filtro com cor.

E o mais importante: reaplicação do filtro a cada 2 horas. Duas horas é difícil? Então pelo menos de 3 em 3 horas (9h da manhã, meio-dia e 3 horas da tarde).

Além disso a quantidade é muito importante. O ideal é que seja uma colher de sopa.

Não adianta colocar um pinguinho e espalhar no rosto todo, porque você não vai estar bem protegido.

A escolha do filtro é importante, criar esse hábito de usar todo dia, se mesmo você trabalha em local fechado, mesmo se você não está saindo para a rua, mesmo não se expondo diretamente ao sol.

Melasma e covid

Com o isolamento social por causa da covid é impressionante como os pacientes estão retornando com o melasma mais claro, porque as pessoas não estão se expondo mais ao ar livre.

Isso é impressionante. A maioria dos pacientes com melasma voltaram para a clínica com o melasma muito melhor.

Outros tratamentos que a gente pode adicionar são as cápsulas via oral, que hoje em dia fazem parte de todo protocolo de tratamento aqui da clínica.

São antioxidantes que aumentam a proteção da pele contra o sol, que diminuem o eritema, a vermelhidão quando você se expõe ao sol e conferem uma proteção a mais.

Teve uma paciente que eu indiquei todo o tratamento e ela não fez uso dos cremes, porque ela estava com a pele um pouco sensível e preferiu não usar.

Eu tirei uma foto dela numa luz que a gente consegue ver exatamente o percentual de manchas e fiquei impressionada como o melasma dela clareou só com o uso dessas cápsulas antioxidantes.

Então existe uma gama de tratamentos que a gente pode indicar com antioxidantes.

O ideal é que você seja muito bem avaliada para saber exatamente em que momento começar esse tratamento.

Com relação à escolha do tratamento dentro da clínica, isso depende muito do seu tipo de melasma, do seu tipo de pele.

De qualquer maneira a gente não deve inflamar ou irritar demais essa pele, justamente para não ter o efeito rebote.

Minha dica, então, é que se você tem melasma, tenha disciplina, tenha paciência. Se você não tiver disciplina, não criar o hábito de cuidar dessa doença, ela vai que piorar bastante.

Use um filtro adequado para sua pele e faça os tratamentos indicados para o seu tipo de melasma.