Mãos envelhecidas podem ser tratadas
Hoje vou falar sobre o envelhecimento das mãos, uma área que fica constantemente exposta à radiação ultravioleta e que, por isso, envelhece mais rápido. E isso fica visível, principalmente, em pacientes mais magros.
Muitas mulheres se incomodam com o envelhecimento das mãos, especialmente quando elas observam que as veias e tendões vão ficando cada vez mais aparentes.
Além disso, as manchas surgem nessa área e pioram o aspecto de envelhecimento. Tanto é que muita gente se refere a elas como manchas senis.
Na verdade, elas não surgem por conta da idade da pessoa e sim pela exposição solar acumulada ao longo dos anos, sem a devida proteção e o cuidado adequado.
Então, antes de começar qualquer tratamento, é preciso avaliar corretamente as mãos, para saber exatamente do que ela precisa e por onde vamos começar.
Como rejuvenescer as mãos?
Às vezes a gente precisa começar com tratamentos para clarear e rejuvenescer a pele, para depois associar bioestimuladores e o preenchimento com ácido hialurônico
Esses dois tratamentos ajudam a aumentar o volume e o estímulo de colágeno de toda essa área, melhorando a qualidade da pele e também disfarçando os tendões e veias aparentes.
O tratamento com laser de túlio fracionado, com luz intensa pulsada ou laser q-switched são excelentes indicações para clarear as manchas dessa área e rejuvenescer as mãos.
Na minha prática clínica é o bioestimulador que eu mais gosto para rejuvenescer e volumizar as mãos é a hidroxiapatita de cálcio.
A aplicação é rápida, simples e o paciente pode ficar com a região inchada por no máximo três dias após o procedimento.
Depois de 2 meses a gente reavalia, tira fotos para comparar o antes e o depois e decidir se há a indicação de mais aplicação ou não.
Como prevenir o envelhecimento das mãos?
Então, qual é a minha dica para prevenir o envelhecimento dessa área? Filtro solar, assim como no rosto, pescoço e colo, que também são áreas expostas constantemente.
No caso das mãos, é uma área que a gente está sempre lavando, passando álcool gel e acaba esquecendo de hidratar e proteger.
E, além disso, se você já observa essas pequenas alterações nas suas mãos, o ideal é começar a tratar o mais rápido possível e depois manter essa área rejuvenescida, com os tratamentos indicados pelo dermatologista.
Agende a sua consulta, vamos avaliar as suas mãos e tratar o que tem incomodado você.