Acne da mulher adulta: como tratar?

Acne da mulher adulta afeta mulheres acima de 25 anos. Saiba como tratar o problema.

Acne da mulher adulta afeta mulheres acima dos 25 anos

Você já ouviu falar sobre a acne da mulher adulta?

Infelizmente, não são somente os adolescentes que sofrem com a acne.

Esse tipo de acne afeta mulheres, geralmente, acima dos 25 anos de idade, que se queixam do aparecimento de nódulos inflamatórios, principalmente na área do queixo e da mandíbula.

Isso pode acontecer com mulheres que já tiveram acne na adolescência ou não, pode afetar até mesmo aquelas que nunca sofreram com acne.

A acne da mulher adulta pode estar associada a vários fatores, como:

• alteração hormonal;
  • estresse;
  • alimentação rica em lactose e com alto índice glicêmico.

Acne na adolescência e na vida adulta

Diferentemente da acne da adolescência, que é uma acne considerada hormonal, a que acomete a mulher adulta não tem essa característica.

Afinal, muitas vezes a mulher apresenta as lesões próprias da doença, mas sem nenhuma alteração hormonal identificada nos exames.

Aliás, é importante solicitar exames laboratoriais para investigar se há ou não alguma alteração hormonal, para que seja tratada.

Como tratar?

Os tratamentos indicados podem incluir somente uso de cremes específicos ou até mesmo medicações orais.

Mais uma vez esse tipo de acne difere daquela que surge na adolescência, porque ela tende a ser mais resistente aos tratamentos convencionais.

Cada caso deve ser analisado individualmente e tratado da mesma forma, uma vez que não há um único medicamento ou tratamento específico para a doença.

Em geral, o protocolo de tratamento inclui uso de produtos de uso tópico e também os medicamentos, para que a produção de sebo seja controlada, bem como a inflamação e a proliferação de bactérias, ou seja, utilizando antibióticos.

Também podemos lançar mão de tratamentos feitos em consultório, como os peelings e lasers.

Um outro cuidado indispensável é a aplicação diária do protetor solar, para evitar que essas acnes levem ao aparecimento de manchas.

Enfim, se você está sofrendo com as espinhas, com a acne da mulher adulta, é preciso passar em consulta para que a gente possa orientar o tratamento.