MD Codes: técnica para preenchimento facial foi criada por brasileiro
O MD Codes é nosso tema de hoje, continuando a falar sobre o envelhecimento e as técnicas e tratamentos para rejuvenescimento facial.
Quando foi lançado, há 5 anos, foi engraçado, porque os pacientes viam esse termo nas revistas ou na internet e chegavam no consultório falando “quero fazer MD Codes”, mas eles não sabiam o que era isso.
E muitas vezes eles até já tinham realizado preenchimento facial com essa técnica!
Origem do MD Codes
É uma técnica que foi idealizada pelo cirurgião brasileiro Maurício de Maio que revolucionou a maneira como a gente entende a face e o processo de envelhecimento.
Antigamente o paciente chegava com uma queixa específica, por exemplo o sulco.
Então a gente pegava a ampola do ácido hialurônico e corrigia o sulco, preenchia o sulco.
Só que com o entendimento maior da arquitetura do rosto, hoje a gente sabe que ponto que precisa tratar não é necessariamente onde o paciente está vendo o problema.
Por exemplo, o preenchimento da região malar do terço médio impacta muito mais o sulco do que o preenchimento do próprio sulco, a olheira muito mais do que o preenchimento da própria olheira.
O rosto é dividido em unidades anatômicas e o que o Dr. Mauricio fez foi sistematizar a forma como a gente pode preencher, a sequência.
Md Codes é a abreviação de medical codes.
Cada unidade tem uma letra e um número que indica para nós a melhor sequência para abordar a área.
Acontece que nem todo paciente tem indicação para fazer todos os pontos do MD Codes. A avaliação tem que ser muito bem individualizada.
O MD Codes é uma orientação para a gente raciocinar a arquitetura do rosto e para avaliar essa sequência e indicar ao paciente o melhor tratamento para ele.
Nem sempre é preciso realizar tudo em uma etapa, a gente pode dividir em 2, 3 e até 4 etapas.
Essa é uma técnica que deve ser realizada por médicos, medical codes.
É uma evolução da técnica de aplicação e também do próprio produto, o ácido hialurônico.
A queixa e o tratamento
Muitas vezes o paciente não sabe exatamente o que ele está sentindo ou qual é a queixa exata que ele tem.
Ele fala que o olhar está cansado, que quando olha para os lábios parece que ele está triste, então cabe ao médico avaliar e entender o que está causando essa queixa.
É um procedimento rápido e fantástico!
Às vezes em 20 minutos o paciente já nota a diferença imediata, por isso é o que mais vicia e fascina as pessoas.
O ideal mesmo é fazer uma avaliação profunda e correta com um médico especializado e nem sempre vamos fazer o que o paciente quer, mas cabe ao médico esse papel também.
O preenchimento não é usado somente para rejuvenescer, ele pode ser usado para corrigir uma alteração.
Então podemos fazer correções por questões estruturais, também por assimetrias, além do paciente mais envelhecido que já perdeu a estrutura do rosto.
Em qualquer caso, quanto mais cedo a gente tratar, melhor.
Se você tem alguma insatisfação, alguma queixa facial, agende seu horário e vamos bater um papo sobre o preenchimento, avaliar seu rosto e ver se o MD Codes é para você!