Papada: como tratar essa região?

A papada é uma queixa muito comum a homens e mulheres e pode ser tratada.

Papada pode ser por gordura ou flacidez

A papada é uma queixa muito comum aqui na clínica e interessante que é a mesma proporção, 50% homens e 50% mulheres, ou seja, atinge todos nós. 

 

Ela incomoda principalmente quando o paciente vai tirar foto e percebe como se tivesse sobrepeso, com acúmulo de gordura nessa região do pescoço, inclusive com a perda do contorno da mandíbula.  

 

Os homens podem até lançar mão de um artifício muito comum que é o uso da barba para disfarçar e as mulheres usam as técnicas do contorno com maquiagem, mas nada disso soluciona efetivamente o problema. 



Avaliação do paciente

 

Quando a gente vai avaliar um paciente com papada tem que levar em consideração quais são os fatores que influenciam isso. 

 

Os fatores genéticos, por exemplo. Muitas vezes o paciente tem o pai ou a mãe com papada e sabe que puxou essa tendência deles. 

 

Além disso o processo de envelhecimento, tanto da face quanto da própria pele do pescoço, impacta o aparecimento da papada e a falta de estrutura na região da mandíbula também impacta esse paciente. 

 

Por exemplo um paciente retrognata, que tem o maxilar mais para dentro, mais para trás. Mesmo jovem ele já vai ter o acúmulo de gordura e de pele nessa área, porque não tem estrutura na região da mandíbula

 

Para que se tenha um resultado ideal no tratamento da papada o mais importante é avaliar muito bem o paciente. 

 

Se ele é jovem, não tem flacidez, é somente gordura, não tem diminuição de estrutura nem perda de estrutura no rosto e na mandíbula, a gente tem que avaliar se ele está com sobrepeso. 

 

Se ele estiver com sobrepeso o ideal é que emagreça também, mas se ele tem uma tendência a acumular gordura nessa área, o tratamento que a gente vai indicar é o Coolsculpting. 

 

A criolipólise vai eliminar em torno de 25% da gordura dessa área. 

 

A gordura é muito fácil de identificar. A gente faz o exame com um adipômetro para ter certeza se o acúmulo naquela área tem somente gordura ou somente pele. 

 

Associação de gordura e flacidez

Mas muitas vezes o paciente tem gordura e flacidez. 

 

Neste caso o que vai determinar o primeiro tratamento a ser feito é o grau da flacidez e da gordura.

 

Se for uma flacidez leve a moderada, o primeiro tratamento vai ser o Coolsculpting e, um mês e meio a dois meses depois, a gente vai começar os tratamentos para flacidez. 

 

Mas se ele tiver uma flacidez muito importante, o primeiro tratamento vai ser rejuvenescer e estimular colágeno na pele do rosto e do pescoço e depois a gordura. 

 

Se a gente inverter a ordem, neste caso, o envelhecimento pelo excesso de pele vai acabar piorando o aspecto da papada. 

Compartilhar:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Fechar Menu