Toxina botulínica: um produto, muitas aplicações

Toxina botulínica: um produto, muitas aplicações

A toxina botulínica para o tratamento de rugas e linhas finas é um dos procedimentos estéticos mais realizados em todo o mundo, mas existem outros usos para ela.

Toxina botulínica é usada para tratamento de queixas não estéticas

A toxina botulínica é conhecida mundialmente e amplamente utilizada em tratamentos estéticos, para relaxamento da musculatura do terço superior da face. 

 

Mas existem muitas outras aplicações dessa substância, inclusive não relacionadas a queixas estéticas, como:

  • sorriso gengival;
  • hipertrofia de masseter (músculo da região maxilar);
  • suor excessivo (hiperidrose);
  • hipertrofia do platisma (musculatura do pescoço).

 

Essas indicações não são tão conhecidas, porém auxiliam muito no processo de rejuvenescimento e embelezamento da face, com exceção da hiperidrose.  



Toxina botulínica para sorriso gengival 

 

Por exemplo, o sorriso gengival, mesmo quando o paciente já fez tratamentos indicados pelo dentista, continua expondo muito a gengiva. 

 

Isso causa constrangimento, então a gente pode melhorar esse sorriso de maneira natural, com aplicação da toxina botulínica. 



Hipertrofia musculares 

 

No caso da hipertrofia do masseter, o paciente tem apertamento ou bruxismo e isso faz com que, ao longo dos anos, o rosto fique mais quadrado. 

 

Assim, na mulher o rosto fica mais quadrado, mais masculinizado. Então a gente pode deixar o rosto mais feminino e melhorar a hiperfunção dessa musculatura, fazendo seu relaxamento com a toxina botulínica.  

 

Outra indicação clássica é o relaxamento do platisma, um músculo que se insere no colo e abraça o terço inferior da face, trazendo o rosto para baixo. 

 

Então, quando a gente faz aplicação da toxina no platisma, acaba definindo mais o contorno do rosto, embelezando e rejuvenescendo mais o paciente também. 



Tratamento para rugas do colo 

 

Além disso, existem outras indicações como ruguinhas do colo. 

 

Quando a paciente acorda e percebe aqueles V na região do colo, a aplicação da toxina melhora muito o relaxamento dessa pele mais superficial. 

 

Essas linhas e rugas também são conhecidas como sleep lines ou rugas do sono. Elas se formam especialmente quando dormimos de lado, pela ação da gravidade sobre as mamas. 



Toxina botulínica para hiperidrose 

 

Outra grande indicação que é muito realizada nos consultórios, especialmente durante o verão, é a melhora da hiperidrose.  

 

A gente consegue controlar o suor excessivo de pacientes que transpiram em excesso durante o exercício físico, em situações de estresse e timidez. 

 

Com a aplicação da toxina, é possível melhorar muito essa queixa durante 6 a 8 meses, diminuindo bastante o suor. 



Drug delivery 

 

Uma outra indicação, essa mais recente, é o drug delivery. A gente pode aplicar a toxina logo depois de procedimentos que aumentam a penetração das substâncias no rosto, para melhorar a rosácea e diminuir a contração dos poros também. 

 

Então, se você tem alguma dessas queixas ou deseja saber mais sobre a toxina botulínica, entre em contato com a nossa equipe e agende sua avaliação.  



Compartilhar:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Fechar Menu